Acredito que o avô paterno Antonio Dias de Oliveira é o mesmo português Antonio dias de Oliveira, pai da Prudencia Dias de Oliveira. A suspeita deve-se ao padrinho Manoel Justiniano de Oliveira e Cruz ser genro de Antonio dias de Oliveira, e marido de Prudência Dias de Oliveira, filha de Antonio dias de Oliveira.
REGISTRO DE BATISMO
Florianópolis (Desterro), SC, Brasil, Livro 22, de 1870 a 1874, fls 5.REGISTRO DE CASAMENTO
Florianópolis, SC, Catedral, livro 23, 17
O índice da batismo indica Livro 39, fls 91. Não constou o registro na página informada.
REGISTRO DE BATISMO
Florianópolis, SC, Brasil, Catedral, Livro 42, 106
REGISTRO DE BATISMO
Florianópolis, SC, Brasil, Catedral, Livro 44, 1
REGISTRO DE BATISMO
Florianópolis, SC, Brasil, Catedral, Livro 41, 63Dados obtidos no Registro de Sepultamento do Cemitério S.Francisco de Assis, Itacorubi, Florianópolis, SC, Brasil.
De Barracão a Alfredo Wagner - fotos antigas
29 de abril · Compartilhado com Público
Alberto Schweitzer e família - Barracão, início da década de 1920.
Em pé, da esquerda para a direita: Ondina, Maria (Maroca), Altair (Talico), Osvaldo (Vadinho), xxxx (moça que morava com eles, mas não era parente).
Sentados: Celso, Tercília Santos Schweitzer (com o filho Waldir [Dilo] no colo), Wilson (no colo de seu pai), Alberto Schweitzer, Alberto (Bebeto).
D. Tercília e seu Alberto foram patriarcas de uma das mais antigas e tradicionais famílias a habitar o antigo Barracão.
Alberto Schweitzer nasceu em São Pedro de Alcântara em 21/12/1884, tendo sido o filho primogênito de Jacob Schweitzer (1850-1956) e Maria Freiberger Schweitzer (1864-1922).
Entre 1894 e 1895 os Schweitzer fixaram residência na Colônia Militar de Santa Teresa, hoje Catuíra.
Tercília Celeste Santos nasceu aproximadamente em 1890 (data a confirmar) em Sto. Amaro da Imperatriz. Era filha de Maximiliano Honorato dos Santos e Maria da Conceição Oliveira. A família Santos migrou para a região do hoje município de Alfredo Wagner na primeira década dos anos 1900. Os filhos de Honorato e Maria da Conceição uniram-se em matrimônio com famílias pioneiras alfredenses: Tercília casou-se com Alberto Schweitzer; Genésio Santos, com Elisa Behling - filha do pioneiro Anton Karl Behling; Algenério Santos (Godo), com Santolina Schmidt (Nini) - filha do pioneiro João Conrado Schmidt.
Alberto e Tercília eram agentes dos Correios no antigo Barracão. Na época da foto, o único local em que havia telefone na vila era a agência dos Correios.
Informações transmitidas por João Carlos de Souza e Altair Schweitzer (in memoriam)
Acervo: Néli Schweitzer de Souza
A verdadeira data de nascimento era 26 Junho 1898. Dizem que Maximiano registrou a Maria da Glória e Herotides na mesma data, invertendo as datas do nascimento.
Registro de óbito foi lavrado no Cartório de São José no LLivro c-22, as fls 198, registro 62142.
Registro de Batismo
São José da Terra Firme, Sc, Brasil, Livro 20, 1899-1901, fls 84.
Foram padrinhos João Luiz Ferreira de Mello e Dona Julia Mello.