Selected Families and Individuals

Info. Históricas


Manoel Pacheco

Constou nos Registros de Batismos do netos Manoel Pacheco e Anna Pacheco, filhos de Francisco Pacheco, que é natural da cidade de Ponta Delgada, Frequesia de São José, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Bispado de Angra.

Constou em todos os Registros de batismos dos netos, filhos de Simão, que era natural da Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal.

A mensagem eletrônica recebida em 26 ABR 2002, da BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL DE PONTA DELGADA, PPM/RFR, transcrita abaixo, esclarece a divergência de informação contada pelos filhos Francisco e Simão, ao confirmar a naturalidade de Manoel Pacheco na Ilha de São Miguel, Freguesia de Nossa Senhora das Candeias, Paróquia da Candelária.

"Simão, filho de Manuel Pacheco, sapateiro, natural da freguesia de N® Sra. das Candeias da ilha de Santa Maria [sic*], e de sua mulher Francisca Xavier, natural desta freguesia, nasceu em vinte e três de Abril de mil setecentos e quarenta e um. Foi baptizado em trinta do dito mês e ano nesta igreja de São José, paroquial de seus pais por mim cura nela Manuel de Oliveira Carreiro. Foi padrinho Simão do Rego, casado e morador nesta freguesia e madrinha Margarida da Esperança, filha de Filipe Rodrigues e de sua mulher Teresa da Costa, morador nesta dita freguesia. Foram testemunhas o Reverendo Padre Tesoureiro nesta igreja Manuel Machado e o sineiro André da Silva que comigo assinaram. Era ut supra.

André da Silva, Cura Manuel de Oliveira Carreiro, Manuel Machado

Paróquia de São José (Ponta Delgada), Livro de registo de baptismos, 1736-1741, fls. 175 v.ð

Convém referir que detectámos um erro no assento acima transcrito, pois na ilha de Santa Maria só há 4 paróquias, e em nenhuma o orago é N® Sra. das Candeias (N® Sra. da Assunção; Santa Bárbara; São Pedro; Santo Espírito). No entanto, aqui, na ilha de São Miguel, na paróquia da Candelária o orago é N® Sra. das Candeias. Somente o assento de casamento de Manuel Pacheco com Francisca Xavier é que nos poderá esclarecer essa dúvida.
BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL DE PONTA DELGADA
PPM/RFR

OBS. E-Mail recebido em 26 Abril 2002
Em novo e-mail datado de DEZ/2009, foi-nos informado do Registro de Casamento de Manoel Pacheco e Francisca Xavier, ocorrido em 08/04/1731, registrado às folhas 08 do Livro de Casamento de nð 3, do período de 1730 a 1745, no qual se confirma e corrige a dúvida acerca da naturalidade de Manuel Pacheco, que na realidade, fora batizado na paróquia matriz da Assunção, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

*1672
+1742


Testemunha de Casamento
1) Manoel Pacheco ou homônimo, testemunha do casamento de Francisco José de Souza e Tomazia .... da Conceição, ocorrido em 01-07-1767, ambos naturais da Freguesia ...ilegível... do Bispado do Porto. Livro Catedral, Florianópolis, 1767-1779, fls 3v e 4. (foto da assinatura mvc-751f, de 22-05-2002).

2) Manoel Pacheco ou homônimo, testemunha do casamento de Antonio de Souza Baroso de Carvalho, com Anna Joaquina, ocorrido em 16-07-1773. Ele filho de Antonio Cardoso Baroso e de Maria Ferreira, ambos naturais e batisados na Freguesia de Nossa Senhora do ... ilegível... da Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. Livro Catedral, Florianópolis, 1767-1779, fls 87.

3) Manoel Pacheco ou homônimo, foi testemunha do casamento de Antonio Paulino e ...ilegível..., em junho de 1778 (2. registro de casamento em espanhol, por ocasião da invasão espanhola em Santa Catarina); Livro 1767-1779, fls 156v e 157.


Francisca Xavier

Constou nos Registros de Batismos do netos Manoel Pacheco e Anna Pacheco, filhos de Francisco Pacheco, que é natural da cidade de Ponta Delgada, Frequesia de São José, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Bispado de Angra.

* 1682
+ 1757


Thomé Machado Vieira

REGISTRO DE ÓBITO
Florianópolis, SC, Catedral, Livro 15, de 1860-1863, fls 08.
Foi padrinho de Gregório Machado Vieira em 13/07/1860, na Paróquia da Trindade, em Florianópolis, SC, Brasil.
foi padrinho de batismo de maria Machado Vieira em 02/03/1862, na Paróquia da Trindade, em Florianópolis, SC, Brasil.


Paulina Machado Vieira

Constou como esposa de Thomé Machado Vieira, no seu registro de óbito, da Catedral do Desterro, de 14/02/1862.


Eduardo da Rosa Madruga

REGISRO DE BATISMO, Lages, SC, Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, Livro de Agosto de 1863 a Maio de 1865, fls 65.

Foram Padrinhos:
Polycarpo Pereira Soares e sua irmã Clarinda Maria de Jesus


Aldina Alves Ribeiro

http://www.familysearch.org/Eng/Search/frameset_search.asp