Selected Families and Individuals

Info. Históricas


Anna Maria da Ascenção Pacheco

Também conhecida como Anna Maria de Jesus - Ver Batismo de Maria Aparecida Rocha e de Maria


Jacintha Ávila da Rocha

REGISTRO DE BATISMO
Catedral, florianópolis, Livro 12, fls 136v.


Maria Ávila da Rocha

REGISTRO DE BATISMO
Catedral, florianópolis, Livro 12, fls 168v.


Matheus Rocha

REGISTRO DE BATISMO
Florianópolis, SC, Catedral, Livro 12, fls 145v
REGISTRO DE CASAMENTO

REGISTRO DE ÓBITO


Alzira Carpes

Registro de Óbito
Registro de sepultamento no Cemitério do Morro do Vieira (Já extinto e ficava próximo da Ponte Hercílio Luz), nð 29487. Consta que era morador de Florianópolis. Arquivo Público Municipal de Florianópolis, SC, Brasil.

Registro de Batismo
Florianpolis, Catedral, Livro 27, fls 15

Foi Madrinha de Batismo de Maria, filha de Eulálio Mafra e Lydia Amélia Carpes
Foi madrinha de Batismo de Alzira Lopes, filha de Manoel de Souza Lopes e Carolina Carpes (filha de José Antonio Carpes). Ver REGISTRO DE BATISMO de 11/02/1895.
Florianópolis, SC, Brasil, Catedral, Livro 37, 40
Foram padrinhos Alzira Carpes e Alexandrina de Souza Lopes.


Ademar Nunes Pires Junior

ADEMAR NUNES PIRES JÚNIOR

Ademar Nunes Pires Junior, nasceu numa quinta feira, no dia primeiro de junho de 1944, em Florianópolis, Santa Catarina.

Era filho de Ademar Nunes Pires e de Consuelo Melo Nunes Pires. Tinha uma irmã chamada Terezinha e um irmão chamado Edmar. Seu pai era Comandante na Marinha Mercante Brasileira.

Foi casado com ________________ e teve uma filha de nome Ana Claudia Nunes Pires, que hoje tem _______ anos e que mora na cidade de __________________.

Ademarzinho ou “Azinho”, assim era chamado carinhosamente pelos familiares. Nasceu e cresceu na Praia de Fora (atual Beira Mar Norte), mais precisamente na Rua Almirante Lamego, nð 44.

Iniciou seus estudos no ensino fundamental no Grupo Escolar Silveira de Souza. Cursou o Colegial e fez a primeira comunhão no Colégio Catarinense.

Cursou o científico no Instituto Estadual de Educação, em onde veio a ser mais tarde Diretor Administrativo.

Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo ele o orador da turma daquele ano.

Era um homem, inteligente, alegre, carinhoso e carismático. Preocupava-se com as questões sociais, políticas e econômicas da sociedade em que vivia.

Sua trajetória pela vida, embora breve, foi muito significativa. Era obstinado e empreendedor.

Ativista, envolveu-se com questões acadêmicas, formando-se nos cursos de Estudo do Desenvolvimento e Curso de Justiça e Paz da UNE – União Nacional dos Estudantes.

Foi suplente de Vereador; membro do Diretório Municipal de Movimento Democrático Brasileiro; repórter de campo da Rádio Anita Garibaldi; cantor e fundador da Associação Coral de Florianópolis; membro do cineclube de Florianópolis com curso de Cinematografia e de Teatro.

Advindo de uma família de velejadores, sua paixão pelo mar, levou-o a participar ativamente de regatas e atividades administrativas desta área, como a Carta de Mestre Armador da Marinha Mercante; Carta de praticante de Prático do Porto de Florianópolis; Diretor do Departamento Social do Clube Náutico Riachuelo; Diretor do Veleiros da Ilha e Velejador do Veleiros.

Na vida profissional, dedicou-se a área da administração, exercendo cargos em instituições públicas, como Chefe da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Era Neto de Protenor Nunes Pires e de Paulina da Silva.

Seu bisavô Horácio Nunes Pires, nascido no rio de Janeiro em 1855, mas catarinense desde os quatro anos de idade, foi o autor da letra do Hino oficial do Estado de Santa Catarina, conforme decreto 132, de 21/04/1892.

Ademar era a sexta geração de Feliciano Nunes Pires, que fora Presidente da Província de Santa Catarina e de Rio Grande, bem como fundador da Polícia Militar de Santa Catarina, em 05/05/1835.

Contraiu um carcinoma no cérebro e aos trinta e três anos de idade. Passou para o Oriente Eterno, no sábado de vinte e sete de agosto de um mil novecentos e setenta e sete.

É patrono de uma Loja Maçônica vinculada ao Grande Oriente de Santa Catarina, à qual emprestou seu nome.

Marcos Vinicius Carpes

Pesquisador


Manuel Machado de Mendonça

Nasceu em Sta Bárbara das Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, PO

BIOGRAFIA: Dados obtidos do Pesquisador VALDENEI CORRÊA SILVEIRA, postados no site FamilySearch.